O Projeto

O projeto surgiu da intenção de unir campos de nosso interesse - psicologia, música, arteterapia, filosofia - em um trabalho prático com foco na música. 

Durante nove meses nos encontramos semanalmente para cantar, observar e acolher o que surgisse dessa experiência. Foram leituras, reflexões e conversas acerca da música, do cantar, de terapias, de teorias e teóricos da psicologia e da filosofia, além de assuntos do dia-a-dia, estilo e qualidade de vida.

No percurso, como parte integrante do estudo em desenvolvimento, elaboramos um questionário para saber o que algumas pessoas que cantavam tinham a dizer sobre sua experiência. O objetivo era seguir com nossas ideias  sobre a relação entre a música, mais especificamente o canto, e as subjetividades. Opiniões e percepções diversas foram colocadas pela nossa pequena amostra, mas, o cantar como elemento libertador foi unanimidade. A importância do cantar em grupo e as transformações advindas desta prática também foram pontos ressaltados pela maioria.

Formatamos nossas ideias e fizemos uma apresentação piloto que denominamos: 
De 20 a 20 mil Hertz - Uma vivência musical

Três meses e alguns ajustes depois, com a alegria e o entusiasmo próprios de quem acredita, oferecemos o Projeto Cântaro:

Uma proposta de trabalho com música que vai além de aprender a cantar.

A música pode atuar como ponte - um meio de integrar experiências do dia-a-dia a conteúdos subjetivos, e também como combustível de alegria e força dionisíaca de vitalidade. Cantar em grupo oferece ricas oportunidades para trabalhar de maneira leve a harmonização de aspectos importantes para a qualidade de vida.

Nosso objetivo é oferecer um espaço de encontro onde seja possível experimentar o canto como agente de mudanças, acolhendo o movimento transformador inerente a uma atividade lúdica de criação em grupo. Sob esta perspectiva, o significado que cada integrante concede à sua experiência individual é valorizado.

Para isso não é necessário nenhuma experiência com canto, mesmo aqueles que se entendem como "incorrigíveis" desafinados, podem se juntar a nós. O único pré-requisito é a vontade de cantar!

Participe!!!

Um comentário: